sábado, 30 de julho de 2011

Crônica Mascarada

Acabou de sair do forno...
 Crônica Mascarada
Agora que paro para pensar, acho que o pior de envelhecer não são as rugas, não é a incapacidade de fazer algo que podíamos fazer quando éramos mais jovens. Na minha humilde opinião, o pior do amadurecimento talvez seja o fato de percebermos que a vida é um grande jogo, onde quase todas as pessoas são atores, que se escondem por trás de suas mascaras. Alguns se escondem por ter medo de mostrar as suas fraquezas, mas hoje em dia a maior parte das pessoas se esconde porque assustaria os outros ver quão horrendo o ser humano pode ser em seu âmago.

Aprendemos desde pequenos que mentir é uma das coisas mais “feias” que existem, nos fazem assistir ao “Pinóquio”, contam-nos a história do menino que mentia todo dia para as pessoas da sua cidade dizendo que havia lobos perto dos rebanhos, e que um dia, um lobo de verdade apareceu e ninguém acreditou nele. Acho que o que esses contos mostram na verdade não é que mentir seja uma coisa “feia”. Eles nos mostram o quanto as pessoas são hipócritas umas com as outras, verdadeiros caras de pau como o Pinóquio, com suas verdades ocultas em suas máscaras tão parecidas com o lobo do conto.

Quando somos crianças, mentimos por coisas inocentes, e os adultos nos repreendem. Mas que direito têm esses mesmos adultos de nos repreender se são eles que fingem o amor, fingem a amizade…mas o que a maioria faz, e faz muito bem, é fingir que não está vendo o que está acontecendo.
Claro! Como sou idiota, é muito mais fácil fingir que não sabemos de nada do que nos meter e dar a cara a tapa para qualquer um…não é? Então pra que é que ensinamos os nossos filhos a não mentir, quando a primeira coisa que fazemos quando eles amadurecem é repreende-los novamente por não terem bom senso e falarem o que pensam? Vamos mais é deixá-los mentir. A verdade é muito mais difícil de ser ingerida e            vivida do que  a mentira.

Então vamos todos continuar vivendo as nossas vidas, fingindo que não aconteceu nada, se hoje eu falo que não gosto de você, amanhã te estendo uma mão amiga. Pense meu caro(a) leitor(a), que motivos teríamos para nos preocupar? Vivemos em um mundo tão perfeito, com pessoas tão agradáveis à nossa volta. Não há guerras acontecendo, não estamos destruindo o nosso mundo, e principalmente, não estamos cercados de serpentes, são apenas pessoas, escondidas atrás de suas máscaras da vida, mas lembre-se, que amanhã ou depois, elas vão dar o bote. Acho que melhor do que isso…só se eu recuperasse a minha inocência, e continuasse a acreditar em todos os avisos de lobo à vista.
Esperto mesmo é o Peter Pan, que não quer crescer pra nunca ter que viver nesse mundo de mentiras, intrigas e joguinhos sem fim que os adultos criaram, quem me dera poder morar na terra do nunca, quebrar essa máscara que criaram pra mim antes mesmo de eu perceber no que estava me metendo, e poder gritar pro mundo inteiro que eu estou cansado dessas mentiras sem cabimento, de fingir que eu gosto das pessoas que eu não gosto…e tudo isso porque? Só pra não arrumar confusão…simples não?

Então caro(a) leitor(a), tome cuidado, esse texto pode ser pra você, mas se for…não sou eu quem vai te contar, afinal a minha máscara ainda não caiu também.


Espero que gostem, e comentem!

28 comentários:

  1. Você tem muito futuro, gosto do jeito que você escreve. Concordo com tudo que você escreveu, a sinceridade é o jeito mais fácil de se encontrar um belo relacionamento. Você escreve de uma maneira fácil de se apreender, e suas ideias são magníficas. Parabéns.
    Na nossa vida vamos encontrar muitas pessoas como você disse, e isso é muito normal. Todos temos um pouco de máscaras, mas cabe a você discernir quem te mostra belo quando é belo, e feio quando feio. A pior degradação da alma de um ser humano é fingir ser belo aos olhos de todos. Somos feios e belos dependendo de quem pense sobre nós, e não de nós mesmo, e fingir ser belo a todos, é querer agradar a todos. Fingir, fingir, fingir, nascemos para fingir.
    Pule por cima de tudo isso, mostre que a beleza está em ser você. O feio pra mim hoje, pode se tornar belo. Confiar nos sentidos como único meio de julgamento é tolice.
    Espero que você esqueça e se livre de pessoas que só usam máscaras, e escondem a verdade. De tanto esconder a verdade, essas pessoas esquecem que a verdade não se esconde atrás de nada e acham que vivem a verdade. A hipocrisia cerca o nosso mundo, isso me enoja.
    Se diga valente e seja valente, se diga covarde e seja covarde, mas nunca se diga valente e seja covarde, porque essa é a maior covardia.
    Parabéns pelo texto, claro e sincero. Apoio você em qualquer aventura de escrever. Você realmente tem um potencial maravilhoso. Espero continuar sendo um grande amigo seu, porque pessoas que escrevem e pensam como você, são ótimos pilares sinceros. Um grande abraço, e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha brigadão João, acho que não sou o único q escreve "bem", se você tentasse também conseguirira! Abraços Irmão!

    ResponderExcluir
  3. Então, ficou muito bom o texto. Tem gente que mente para viver, tem gente que vive para mentir, de qualquer modo mentir faz parte de nossa sociedade, já esta na raiz e é, algumas vezes, uma coisa necessária. Não é todo mundo que consegue aguentar as verdades da vida. É como o House diz Everybody lies!

    ResponderExcluir
  4. Guigo, eu também ando cansada de tanta hipocrisia, viu...
    "Esperto mesmo é o Peter Pan, que não quer crescer pra nunca ter que viver nesse mundo de mentiras, intrigas e joguinhos sem fim que os adultos criaram, quem me dera poder morar na terra do nunca, quebrar essa máscara que criaram pra mim antes mesmo de eu perceber no que estava me metendo, e poder gritar pro mundo inteiro que eu estou cansado dessas mentiras sem cabimento, de fingir que eu gosto das pessoas que eu não gosto…e tudo isso porque? Só pra não arrumar confusão…simples não? "
    Concordo plenamente com vc.
    Se pudesse selecionar (mesmo) as pessoas com quem convivo, restariam poucos (mas bons). É muito difícil lidar com as pessoas, principalmente as suas mais próximas, que te conhecem e se sentem no direito de interferir em suas decisões. Escrevi recentemente no meu blog sobre isso, cada um vive na sua própria frequência, e é impossível agradar totalmente ao outro. O que nos leva ao seu tópico. Pra agradar precisamos mentir? Eu já estou acostumada a "omitir" algumas coisas, para não contrariar, não ferir, mas sinceramente, com o tempo isso já não faz mais sentido, cansa, sabe?
    É isso aí. Desculpe o desabafo... e continue escrevendo! Alivia a alma e faz bem pro cérebro.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Brigadão Kéo, Yuri. Desabafe a vontade, sinta-se em casa!

    ResponderExcluir
  6. Guigo, acabei de ler e fiquei tão empolgada com o que li que queria mostrar para todo mundo. Para todo mundo ver que filho talentoso eu tenho. E a empolgação foi tanta que escqueci de comentar aqui.....para vc!
    Desde pequeno procurei te ensinar a não mentir como todas as mães fazem, te contei inúmeras vezes a história do Menino e o lobo, que vc cita na crônica.
    Mas infelizmente o mundo em que vivemos é muito diferente do mundo ideal que toda mãe deseja pro seu filho.é um mundo cheio de maldades, mentiras e falsidades.
    Guigo, só posso te dizer que espero que você continue sendo verdadeiro consigo mesmo acima de tudo. Mesmo que o mundo e as pessoas façam você pensar diferente e exija de você um comportamento diferente, seja você mesmo e aja de acordo com suas convicções e com seu coração, e você verá que no fim é só isso que vale a pena.
    Te amo demais e me orgulho demais da pessoa que você se tornou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, não sou bom com palavras... somente sou um bom leitor. Tenho visto o quanto você tem amadurecido. De bailarino (ahuahuah), geólogo à gastrônomo, arqueólogo e por fim, escritor por hobby e biólogo. Saiba que há amigos aqui para toda sua vida, amigos que não estão escondidos por máscaras, amigos para suas horas boas e ruins.

    ResponderExcluir
  8. Uma vez assistindo um desenho animado percebi uma grande verdade, dizia o seguinte: "A mentira é que nem um fio importante em uma camiseta, se tirarmos (o fio) ela se desmanchará." É Claro que, ao final do desenho, eles mostram que a mentira é algo ruim, pois criou situações desagradáveis. Mas eu concordo que o que no une é a mentira, mentimos quando estamos tristes e quando estamos felizes, não queremos demonstrar nossos sentimentos mais verdadeiros, para não se tornar tão vulnerável. Acho que a mentira é o nosso consciente, e a parte que seria o nosso subconsciente seria nossa verdade total. Pensando assim, tenho que admitir que é bom que a mentira exista, se não faríamos coisas horríveis.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro, está escrevendo cada vez melhor! Gosto da síntese das suas ideias. Espero que a pessoa para quem esse texto foi direcionado entenda a mensagem! ;) Continue postando, é sempre bom poder "ler seus pensamentos"! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo.
    Gostei bastante do texto, parabéns!!!
    HIPOCRISIA, é o que há mais neste mundo.
    Continua a escrever.
    Bjkas
    Manu

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodrigo,sua mãe partilhou a sua crónica e fez muito bem!Ela,como qualquer mãe no mundo estaria orgulhosa com um filho igual a você,alguém que ainda tão jovem já vê este mundo com olhos de ver!Não é certamente o mundo ideal é um mundo cada vez mais materialista e falso,pois perderam-se pelo caminho a ingenuidade e a humildade que noutros tempos era tão singela e tão pura!Parabéns pela crónica e pela frontalidade!Continue a escrever!beijos
    Sandra Leitão

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, meu caro.
    Vc chegou a realidade da vida.
    Ela é assim mesmo.
    De hipocrisia em hipocria, contruimos a nossa vidinha.
    Meus parabéns! continue escrevendo. Tens futuro. E em minha poesia favorita diz assim;
    "Chego ao tempo do desejo de beber na fonte a verdade dos pequenos..."
    Aquelas verdades que nem sempre são verdades, mas, quando somos crianças, parecem tão corretas, não é mesmo?
    É hipocrisia pura, mas...

    ResponderExcluir
  13. Querido Rodrigo,

    Saber do seu talento eu já sabia. Saber que você é um ser humano muito iluminado por Deus também sabia. Mas hoje fiquei boquiaberta em perceber quanta perspicácia e compreensão da essência humana você é capaz de captar sendo tão jovem. Parabéns e seja sempre assim. Sou sua fã, como leitora e como amiga!!!!

    SMACKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    Ah! só para constar...sua vó se acabou de chorar (babar) rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Guigo meu querido, até agora não consigo parar de pensar na crônica que você escreveu. Fiquei tão emocionada que fui obrigada a enviar esta mensagem para você.Você é uma pessoa mais que especial,você é o tipo de pessoa que todos gostariam de conviver, de ter como amigo, mas eu tenho o privilégio de ser sua avó. Não sei porque, fui pegar o livro do seu bisavô para ler a poesia que ele escreveu, que tem o título "Quem sou?", que você conhece bem. Guigo, essa é o primeiro comentário na internet que envio para alguém, que bom que foi para você, que sempre me incentivou.
    Um beijão da sua Xoxó.
    Te amo muito.

    ResponderExcluir
  15. Menino, que maturidade!

    Eu só descobri isso agora, aos 58 anos.

    E através da máscara que caiu da pessoa que eu mais confiava, meu melhor amigo.

    E o que fiz?

    Perdoei 70 vezes 7...

    É difícil, mas é assim que "crescemos".

    Du Carmo

    ResponderExcluir
  16. Guigo, pela primeria vez li algo que voce escreveu, não por falta de interesse, mas por falta de oportunidade, figuei de queixo caído e muito mais, emocionada e admirada de como voce escreve bem e com tanta maturidade e clareza.
    Éh, o Guigo cresceu e se tornou um jovem tão admirável e consciente como era de se esperar!!!! Te amo, beijos e muito sucesso!
    Tia Tereza

    ResponderExcluir
  17. GUIGO,lemos o q vc escreveu, e claro com toda verdade voce tem o dom mesmo..... continue passando isso para nós, nos orgulhamos mto de voce!!!!
    AMAMOS VOCE!!!!
    TIA BIBIBCA E TIO LÉO

    ResponderExcluir
  18. Por isso que não canso de falar "que menino lindo tenho como afilhado."Com tão pouca idade e surpreendendo a todos nóis,continue assim,meu lindo!Que deus continue te abençoando e te iluminando pra ser sempre esta pessoa tão especial.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom primo!!!
    adoreiii... vc a cada dia,
    está escrevendo melhor... parabéns!!
    1000bjs e saudades!

    ResponderExcluir
  20. Primo...
    você é muito bom, amei o que escreveu e para ser sincera não imagino você em outro caminho que não seja escrevendo, pois é uma coisa que te faz tão bem. Aproveite bastante !
    Amo você Guigo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Guigo!!!

    Sua máscara caiu! Você se mostra um pessoa limpa e cristalina, uma pessoa amável, sincera e inteligente...não poderia ser diferente, não é?!

    Que visão! Todos nós estamos orgulhosos de você!

    Sucesso, não perca o seu foco...grande beijo Andreia

    ResponderExcluir
  22. Ei Guigo...
    Sua mae coruja me passou o blog mas nao é que ela tem razao! Vc mandou muito bem, parabens!!! Continue escrevendo. Eu gostei muito.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, não vou te elogiar pois todos já o fizeram, rs
    e nem vou tentar uma resposta para a questão que você propõe no texto, mas é preciso sempre lembrar que é preciso muita coragem para ser, como sua mãe disse, verdadeiro.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns Rodrigo. Você realmente escreve muito bem, e com verdade, sinceridade, com uma alma pura !

    ResponderExcluir
  25. Ao meu querido neto Rodrigo
    Ama e faz o que quiseres, se te calares, calaras com amor, se gritares, gritarás com amor, se corrigires, corrigirás com amor, se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

    Para aqueles que crêem, nenhuma explicação será necessária, para aqueles que não crêem nenhuma explicação é possível.

    A confiança gera confiança, quando confiamos abertamente numa pessoa, ela mete-se em brios, sente-se reconhecida e tende a retribuir-nos a confiança. É essa a minha experiência.

    Sabes meu querido neto, a vida ensinou-me a apreciar progressivamente a energia do silêncio e a liberdade do isolamento. O futuro é enfadonho e previsível, ainda é o passado que me fascina, mas no passado existiu realmente o pinóquio e o lobo papão, mas essas eram histórias contadas por pais e avós que tinham valores e não as contavam para prejudicar ou infernizar a vida de ninguém, porque a grandeza da humanidade determina-se essencialmente, com a verdade, com o decoro, com a exactidão e com o amor por todos que nos são queridos.

    A ti, especialmente vai o meu amor cheio de gratidão por me sentir tão amada por ti. Quero que saibas que não tenho medo da morte, mas horroriza-me o medo da desonra.
    Que Deus te proteja e te abençoe.
    Sua avó Teresa Ribeiro

    ResponderExcluir
  26. Nossa, quanto tempo não lia nada seu... Mas também não podia esperar menos de você!
    Parabéns por escrever tão bem, mas isso é ralé... Qualquer um pode escrever bonito e métrico sobre qualquer coisa, mas escrever bem sobre ideias como essa não acho que seja tão fácil.
    Parabéns pelo modo como desenvolveu sua ideia, suas metáforas e toda a coragem de enfiar o dedo na garganta e vomitar um texto tão bom quanto esse!
    Continue escrevendo.

    Com carinho e admiração(que coisa de tia),
    Shueps (:
    vulga Caroline Schuenck

    ResponderExcluir
  27. Olá, está de parabénsnsnsnsnsnns!Estou muito feliz, percebi o quanto cresceu como ser humano, já vejo um grande escritor de livros... Acredite nos seus sonhos e vá a avante, mesmo que o mundo desabe, mesmo que tudo pareça dificil não desista pq talento vc tem!!! Não estou usando mascara para escrever p vc, rs!
    Refleti muito em seu texto, tudo que escreveu é semplesmente um RX do mundo contemporanêo, e tb do passado, tenho esperança que o futuro será melhor!!!

    Fiquei triste tb, refleti... um exemplo do dia a dia que podemos citar é, quando nos deparamos com alguém e pergumntamos ou falamos se está tudo bem?!. A maioria das vezes respondemos que está tudo bem, e quando na verdade não está tudo bem coisa nenhuma!!!!!
    O governo roubando nosso dinheiro, o homem mantando a natureza e depois põe a culpa em Deus, como foi no dia 11/ 01 deste ano.
    O governo faz concurso publico somente para arrecadar dinheiro do povo, porque quando na verdade os cargos já foram preenchidos por pessoas escolhidas a dedo, sem nem ao mesmo ter a qualificação exijida pelo cargo.Se ficassémos aqui escrevendo as sujeiras, não conseguiríamos mais "viver" ficarímos por aqui rasgando as mascaras! Deus te abençõe !!!
    Pedagoga

    ResponderExcluir
  28. Muito interessante,gostei muitoo ! Você é muito bom e descreve coisas simples como uma história infantil como a nossa realidade e que muitos não consegue ou não querem enxergar ! Ameii *--*

    ResponderExcluir