domingo, 11 de novembro de 2012

"O Imperador"

Bom, primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha ausência no blog, mas é que realmente não tenho tido muito tempo para escrever, mas vamos ao que importa.

Durante os últimos meses estive lendo a coleção "O Imperador" de Conn Iggulden, e só posso dizer que mais uma vez fiquei muito satisfeito com o que li. A série é composta por quatro livros, "Os Portões de Roma", "A Morte dos Reis", "Campo de Espadas" e "Os Deuses da Guerra".
O autor narra a história de Júlio César, um dos maiores nomes da história antiga, desde a sua infância, passando por suas grandes conquistas, até a sua morte.
A narrativa de Conn Iggulden em seu primeiro romance histórico, mostra o potencial escondido em sua escrita, desde as primeiras páginas, o autor nos prende ao livro, nos aproximando dos personagens, e trazendo o ambiente de uma Roma hostil à nossa imaginação.


 Roma, lar de grandes imperadores, generais e comerciantes, é também palco central da política, corrupção, disputas por poder e da ambição de homens poderosos, e mais do que isso, agora também é lar de Caio Júlio César.

A história começa a se desenvolver na infância de Caio (nome de Júlio na infância), onde o garoto vivia com sua família e com o seu melhor amigo Marco. Após alguns incidentes, Caio vai morar com seu tio Mário, um grande general romano, que ambiciona tornar-se cônsul de Roma, e assim, começa a vida política de Júlio César. Expulso de Roma pelo ditador Sila, o garoto torna-se um homem, com uma habilidade sem igual de persuasão e oratória, um exímio guerreiro com ótimas percepções de guerra, capaz de transformar meros pescadores em soldados e comandar legiões. Seu amigo Marco (agora Brutus), torna-se o melhor guerreiro de toda a Roma, e braço direito de Júlio.

Grande conquistador, Júlio se inspirava em Alexandre o Grande, e durante a sua vida, pacificou a Espanha, conquistou a Gália, derrotou inúmeros generais inimigos, suplantou revoltas em todo o território romano e tentou formar um império unificado com o Egito.

Por trás do senado, seu nome era sussurrado com respeito, com medo, e o povo o aclamava, mas os jogos políticos não são fáceis, e para isso Júlio mergulha com afinco nesse jogo, formando alianças inimagináveis, capazes de liquidar qualquer adversário do senado, mas com o poder...vem a ambição, e Roma não perdoa os homens ambiciosos.

Todos os livros são ótimos, e eu indico a qualquer um que queira entender um pouco mais sobre a história desse general incrível que leia, porque mesmo sendo um livro de ficção, Conn nos apresenta no final de cada livro, notas históricas, que explicam o que na história é real, e o que é ficção, deixando claro que não é apenas um livro escrito a partir de ideias, mas sim de muito tempo de pesquisa sobre o assunto.


3 comentários:

  1. Muito bom o texto. Li a série e concordo com tudo que foi escrito. César realmente foi um fenômeno e muito bem contado por Conn Iggulden. Iago

    ResponderExcluir
  2. A série é maravilhosa, me deixou mais apaixonada ainda pela história de Roma antiga e com vontade de ler mais a respeito.
    Guigo, ler a sua descrição da série, só me deixou com vontade de ler tudo novamente!!!!!
    Super indico!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir