quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Felicidade

"O que é felicidade?", foi essa a pergunta que a professora fez aos alunos naquela tarde. Era só mais um exercício sem graça onde as crianças tinham que escrever as suas opiniões sobre o assunto.

Enquanto as crianças faziam o exercício, ela pensava no cara que a tinha dispensado na semana anterior...já estava com quase quarenta anos e não era casada, não conseguia encontrar alguém que a fizesse feliz, sua carreira não era das melhores, sonhava em ser escritora, mas há muito havia abandonado esse sonho e agora dava aulas de português...não que fosse uma coisa ruim...só não era o que queria de verdade.

Estava distraída quando percebeu um dos alunos ao seu lado.
- O que foi querido? Já acabou? - perguntou ela.
- Não professora, é que eu não sei direito o que escrever...
- Poxa, mas com um tema fácil como esse e não sabe?
- É...me ajuda? O que é felicidade pra você professora?

A mulher abriu a boca para responder, mas percebeu que não tinha uma resposta pronta...nesse momento, reparou que quase todos os alunos estavam olhando, esperando a sua resposta.

- Para mim... - começou ela - felicidade é conseguir realizar os nossos sonhos. - As crianças pareceram meio desapontadas com a sua resposta, e ela própria sabia que fora uma resposta vazia, evasiva, mais preocupada em mostrar algo aos alunos do que à responder verdadeiramente a questão.

Quando todos haviam terminado e o sinal havia tocado, ela permaneceu na sala de aula, lendo os pequenos textos produzidos pelos seus alunos. E foi lendo que ela percebeu o quanto a maturidade deturpa a visão do ser humano. As crianças são muito simples, e sabem exatamente o que as faz feliz, enquanto os adultos tendem a complicar as coisas, e procuram um sentido maior onde simplesmente não há o que procurar.

Quase aos quarenta, seus alunos a fizeram perceber, que a felicidade não é um estado que se alcança, é um momento que se vive. Quando crescemos, tentamos correr atrás da felicidade, procurando uma maneira de ser feliz, e não vivemos os momentos felizes. Esquecemos que a felicidade está em viver os momentos mais simples.

E quando ela percebeu tudo isso...chorou.




E pra você? O que é felicidade?

5 comentários:

  1. Muito bom Rodrigo, Parabéns! E pra você, o que é felicidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O que é felicidade pra mim? É basicamente o que ta no texto, acho que ninguém é feliz, a felicidade é uma coisa momentânea, não se pode prendê-a.
      Pra mim pode ser ler um bom livro, estar com pessoas com quem me importo, de quem eu gosto...essas coisas, é fácil encontrar felicidade, é só saber procurar.

      Excluir
  2. Felicidade.....é ser sua mãe!!!!!!
    Te amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Adoreii, perfeitoo parabéns a estória é linda !
    Felicidade não sei descrever o que é pra mim no momento mas adorei seu blog ! *--*
    By: Hairine

    ResponderExcluir
  4. Felicidade antes de mais nada é um estado de espirito, é tentar aproveitar o máximo todas as ocasiões. A vida pode até te desapontar, mas você vai fazer de tudo para seguir em frente e ser feliz.

    Eu acho que é essa vontade de ser feliz que move a humanidade, embora o que seja um momento feliz e uma vida feliz seja absurdamente relativo.

    ResponderExcluir