domingo, 11 de novembro de 2012

"Crônicas Saxônicas"

Mais um livro de Bernard Cornwell que vem para o meu blog, e mais uma vez, o autor me surpreende. Para ser sincero, quando li a resenha do livro não me interessei muito, e mesmo sendo de um dos meus autores favoritos esperei um tempo para lê-lo. Não me interessei porque nunca havia ouvido falar do Rei Alfredo, o homem que começou a unificação da Inglaterra, mas tenho que afirmar, que conforme fui lendo me interessei cada vez mais pela história.

Nessa coleção, até agora composta por por seis livros, Bernard Cornwell conta a história de Uthred, um saxão que herdaria terras e a fortaleza de Bebbanburg na Nortúmbria, mas o destino é inexorável, e as terras da Nortúmbria foram atacadas pelos dinamarqueses, que mataram seu pai e o tomaram como cativo.

Uthred é criado pelos guerreiros dinamarqueses, e descobre que seu tio usurpou o seu título de earl (Lord), governa a Bebbanburg e o quer morto, mas esse não é o maior de seus problemas.

Bernard deixa clara que há uma guerra, que se dá por dois lados, por um há o confronto direto entre dinamarqueses e saxões, mas do outro, está uma batalha muito mai difícil de se travar, uma luta ideológica entre os pagãos, que cultuam os antigos deuses nórdicos, e os cristãos que crescem espantosamente por toda a Europa.

No sul, Alfredo surge como um príncipe devoto ao cristianismo, e proposto à expulsar todos os inimigos pagãos de todas as terras saxãs. Por obras do destino, Uthred se vê servindo a esse homem, e mesmo que os dois se odeiem, alianças são necessárias para que os objetivos dos dois se concretizem.

O rei cristão e o guerreiro pagão, quem desses dois homens irá conseguir alcançar seus objetivos? O que essa aliança tão incomum traz de bom para os dois lados? Será que a disputa ideológica entre as religiões irá sobrepujar a guerra travada nos campos de batalha? Se quiser saber, vai ter que ler!


Bom, comentários à parte só para terem uma ideia do quão bom é o livro, eu comecei a ler o primeiro livro na segunda feira, e terminei na quinta, na sexta de manhã eu comecei o segundo e terminei no mesmo dia. Ontem a noite comecei o terceiro e já estou quase na metade...bom tirem suas conclusões.

Um comentário:

  1. Esse eu ainda não li, mas pela velocidade que você está lendo a série, tenho que ler logo!!!!
    Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir