Essa é uma das coleções que eu acho que toda pessoa que gosta de livros tem que ter. Um romance investigativo de primeira categoria. A narrativa de Stieg Larsson as vezes é um pouco cansativa com todos os termos e explicações jurídicas ou econômicas, mas sem dúvida nenhuma é um dos melhores livros do gênero.
A história gira em torno de Mikael Blomkvist, um jornalista e co-fundador da revista Millenium, que se dedica principalmente a desmascarar escândalos financeiros e que no início de "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", primeiro livro da série, está sendo declarado culpado por difamar sem provas uma das maiores empresas suecas.
No decorrer da história, Mikael se depara com Lisbeth Salander, uma garota que está fora dos padrões normais da sociedade, tanto físicamente como intelectualmente. Muitos acham que ela é apenas uma garota com sérios distúrbios mentais, mas o que poucos sabem, e que Mikael acaba por descobrir é que ela é uma hacker fora de sério. E juntos os dois vão desvendar o caso do desaparecimento de Harriet Vanger, um caso sombrio que assombra uma família por mais de 40 anos.
Em 2004, Stieg Larsson aos cinquenta anos terminou de escrever esta maravilhosa trilogia, e poucas semanas depois de entregar o último volume pronto ele sofreu uma parada cárdiaca, fazendo com que infelizmente o autor não visse o sucesso alcançado por sua obra. Em 2008, o primeiro livro da série alcançou o lugar de segundo livro mais vendido no mundo, só perdendo para "O Caçador de Pipas" de Khaled Hosseini. O sucesso foi tanto que o livro já tem duas adaptações para as telinhas, a primeira adaptação foi feita pelo país do autor, na Suécia, e que na minha opinião é a melhor das adaptações, já a segunda foi feita por norte-americanos, que vendo no sucesso explosivo da série a chance de conseguir uma grande produção, mas como já falei, a versão sueca me agradou mais.
Um dos melhores livros que já li.
Abraços!
OBS:Ontem mesmo eu vi o cartaz do filme sueco em uma locadora na minha cidade, então pra quem não conseguir encontrar o filme para download, vale à pena alugar pra assistir se não quiserem ler o livro é claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário